Passyflora

Identificação de potencialidades para novas oportunidades de trabalho e renda, bem como para o acesso ao mercado de Pagamento por Serviços Ambientais.

Proposta

Integração de informações ambientais, sociais e produtivas a partir do mapeamento socioambiental de propriedades rurais, considerando suas atividades de produção agropecuária e florestais. Criar novas oportunidades de acesso ao mercado de carbono e de pagamentos por serviços ambientais, especialmente para pequenos proprietários rurais. Elaboração, planejamento, implementação e monitoramento de projetos sociais nas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Informações

Localização:

Acre

Fundação:

2020

Natureza do negócio:

Sociedade Ltda

Modelo:

B2B e B2C

Fundadores:

Patrícia Pahl

Tamanho da equipe:

8 pessoas

Patente:

Não

Fase do negócio:

Organização

Ano de entrada no programa:

2022

“Vejo a Passyflora como um agente de transformação, levando informações e conectando produtores rurais com outros atores do mercado de pagamentos por serviços ambientais. Desenvolvendo e implementando tecnologias sociais, a Passyflora pode contribuir para a construção de uma economia global da natureza.”

Patrícia Pahl

O que resolve?

Diante do cenário atual de valorização dos serviços ambientais e ecossistêmicos, é necessária a construção de alternativas para que os provedores desses serviços possam ser reconhecidos e beneficiados de forma eficaz. A Passyflora busca democratizar o acesso ao mercado de carbono, levando informações e criando oportunidades para os pequenos produtores rurais. Atua na identificação e classificação de áreas com potencial para geração de créditos de carbono, considerando as atividades de manejo e conservação dos recursos naturais, e também as boas práticas nas atividades agropecuárias, que levam à redução das emissões de gases de efeito estufa. Realiza diagnóstico socioambiental de famílias em ocupações irregulares dentro de áreas particulares, com o objetivo de facilitar a regularização fundiária, buscando garantir os benefícios adequados para as comunidades impactadas por projetos de carbono, trabalhando na elaboração, implementação e monitoramento de projetos sociais.

Impacto

Na Passyflora o modelo de negócios é desenhado para geração de impacto positivo, com soluções que favorecem o desenvolvimento de uma nova economia global da natureza, garantindo melhores benefícios econômicos para os povos e comunidades locais, verdadeiros guardiões da natureza.

O mapeamento socioambiental  cria oportunidades para a regularização fundiária e para acesso ao mercado de pagamento por serviços ambientais, proporcionando melhorias na qualidade de vida das famílias impactadas. 

Os indicadores socioeconômicos consideram número de famílias beneficiadas, número de pequenas propriedades rurais beneficiadas, resultados de projetos implementados, número de propriedades e posses regularizadas, aumento da renda. Como indicadores ambientais, são avaliadas a quantidade de  florestas conservadas, número de cadeias produtivas estruturadas, geração de créditos de carbono, número e valores de projetos de pagamentos por serviços ambientais dentre outros.

Produto/mercado

O mercado de pagamentos por serviços ambientais necessita de informações técnicas sobre o potencial e disponibilidade desses serviços. Com uma equipe técnica especializada, oferece aos proprietários rurais análises precisas e detalhadas das suas propriedades, integrando os dados produtivos, ambientais e sociais. Realiza mapeamento com drone e imagens de satélite e o levantamento socioeconômico das comunidades, buscando compreender as relações do território com a realidade social e paisagem florestal.

Elabora e apresenta o relatório de ativos da sociobiodiversidade das propriedades rurais, construindo uma base de dados sólida e confiável para o desenvolvimento de projetos de pagamentos por serviços ambientais.

ODS