Projetos regenerativos voltados ao fomento agroflorestal e ao empreendedorismo agroecológico, fortalecendo a restauração florestal e a economia compartilhada, desenvolvendo soluções criativas e inovadoras para organizações e pessoas que querem investir em ações socioambientais no meio rural e urbano.
Proposta
Atua em toda cadeia da Restauração Florestal e Agroflorestal, incluindo: Projetos de Carbono; Pecuária Regenerativa; Planos de Aplicabilidade Agroflorestal (Projeto Técnico + Plano de Negócios); Planejamento, Modelagem, Implantação, Monitoramento e Avaliação do desenvolvimento de florestas; Adequação e licenciamento ambiental; Capacitação Educacional em diversas frentes.
Informações
Localização:
São Paulo
Fundação:
2021
Natureza do negócio:
Sociedade Ltda
Modelo:
B2B, B2C, B2G e B2B2C
Fundadores:
Elder Francis Tadeu Rodrigues e Victor Gabriel de Felippe
Tamanho da equipe:
22 pessoas
Patente:
Não
Fase do negócio:
Tração
Ano de entrada no programa:
2022
“A ATLAS Florestal tem como missão ser peça chave nas metas de descarbonização da cadeia de produtos e serviços, oferecendo soluções inteligentes fundamentadas em uma economia compartilhada e regenerativa. Nossa visão é de que a restauração florestal produtiva é a solução para ganho de escala na regeneração de ecossistemas, alicerçada em uma rede de apoio estruturada, tecnológica e descentralizada para atender a atual demanda por impacto socioambiental.”
Elder F. T. Rodrigues
O que resolve?
A degradação dos ecossistemas compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas e custa cerca de 10% da renda global anual em perda de espécies e serviços ecossistêmicos. O conceito de floresta produtiva se consolida na variedade de bens e serviços que elas oferecem para a sociedade. Quando se planeja, implanta e maneja uma floresta produtiva, em que todos os bens e serviços são quantificados, valorados e comercializados, damos mais um passo na transição para uma economia mais verde e consciente.
Impacto
Os sistemas agroflorestais se apresentam como excelente solução para problemas contemporâneos como mudanças climáticas, segurança alimentar e diminuição da pobreza. A agricultura familiar pode ser beneficiada por estes sistemas, uma vez que a geração de renda por meio da diversificação dos produtos e versatilidade dos SAFs em pequenas áreas, propiciam oportunidades de ascensão social dos pequenos agricultores e segurança climática para toda a população. Hectares restaurados, toneladas de carbono sequestradas, pessoas capacitadas e empregadas, além da geração de renda.
Produto/mercado
Reflorestamento e produção agroflorestal. Cadeia de valor: Carbono, PSA e produtos do SAF. Público-alvo: clientes e usuários são ONGs, instituições governamentais e iniciativa privada (participa financiando os projetos focados em carbono).