Proposta
A Amazônia Bee é uma marca de produtos socioambientais da meliponicultura gerenciada pela Empresa de Consultoria Agroflorestal da Amazônia Ltda.- EMAZON. Foi fundada em junho de 2007 com o objetivo de propiciar extensão e assistência técnica especializada em Meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), fomentar o desenvolvimento de produtos e subprodutos oriundos da criação de abelhas sem ferrão e promover autonomia comunitária e valorização da sociobiodiversidade por meio de atividades bioeconômicas capazes de encadear iniciativas de sustentabilidade. Tornou-se uma spin-off da EMAZON em 2023.
Informações
Localização:
Amazonas
Fundação:
2023 (Spin off)
Natureza do negócio:
Sociedade Ltda
Modelo:
B2B, B2C e B2B2C
Fundadores:
Sydnei Dantas Fogassa, Diego Ken Osoegawa, Neide Magalhães, Max Dias e Miriam Gomes.
Tamanho da equipe:
5 pessoas
Patente:
Não
Fase do negócio:
Tração
Ano de entrada no programa:
2022
“Em nossa visão de mudança social, meliponicultores e meliponicultoras não são apenas fornecedores, mas protagonistas de um desenvolvimento comunitário centrado no amor e respeito à vida. Nossas parcerias contribuem não somente com a preservação de sete espécies de abelhas amazônicas, mas também com toda a biodiversidade sustentada pela polinização de agroflorestas cultivadas a partir de nossa atuação local, regenerando um fluxo de abundância – nossa condição natural de convívio com a natureza.”
Neide Magalhães, Gestora de Inovação
O que resolve?
Encarando problemas complexos como a perda sistêmica da biodiversidade, vulnerabilidade socioeconômica dos agricultores rurais e a desvalorização das agricultoras nos sistemas produtivos, a Amazônia Bee é um empreendimento regenerativos voltado à valorização da agricultura familiar e os modos de vida ribeirinhos, colaborando com a geração de renda a partir do comércio justo e entregando produtos únicos, com rastreabilidade e segurança sanitária. A Meliponicultura tem capacidade de originar desenvolvimento local criando sistemas que geram cada vez mais biodiversidade, além de imenso potencial de gerar insumos para alimentos funcionais, cosméticos e outros produtos inovadores com foco em bem estar e qualidade de vida.
Impacto
Comércio justo (pagamento 133% acima da média aos produtores); Famílias de meliponicultores beneficiadas através da compra de matéria-prima (150 famílias); Apoio ao fortalecimento institucional de organizações sociais da Meliponicultura (Organização – Redemel) e incidência em propostas de políticas públicas na área.
Produto/mercado
O mel e própolis comercializados têm como diferenciais a qualidade do produto, decorrente dos processos de formação e inovação apoiados pela empresa, a valorização dos produtores e a priorização de fornecedores que tenham como base a economia solidária (associações e cooperativas).