![](https://www.florestamaisamazonia.org.br/wp-content/uploads/2025/01/COMPA4-1024x962.jpeg)
Qual seu sonho? Muitas pessoas almejam um carro, uma boa casa ou uma viagem internacional. Mas para o agricultor Manoel Ferreira, de 68 anos, o sonho é cuidar da sua terra e ver a floresta viva e conservada, na Amazônia e na sua pequena propriedade, na cidade amazonense de Rio Preto da Eva, onde vive e cultiva alimentos para sua sobrevivência. “Somos do mesmo planeta, precisamos uns dos outros pra conservar a Amazônia, que é o futuro do mundo”, disse, muito consciente de que fazer a sua parte na pequena comunidade Santo Antônio fará diferença para locais e pessoas que ele nem conhece.
Seu Manoel é um dos primeiros agricultores do Estado do Amazonas a acreditar e se inscrever nos editais do Projeto Floresta Mais Amazônia, que promove Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a agricultores e agricultoras familiares ou de assentamentos da reforma agrária que conservam áreas de vegetação em suas propriedades, tornando-se provedores de serviços ambientais. O primeiro edital que seu Manoel participou foi o PSA Vegetação Remanescente, em 2022, pelo qual já está recebendo pagamentos, diretamente em sua conta bancária. Este ano, ele voltou a se inscrever, dessa vez no edital PSA Agricultura Familiar. Junto com ele, mais de 100 agricultores do Amazonas já se inscreveram e também estão recebendo pagamentos e podem seguir recebendo em 2025. A adesão dele ao projeto foi bem sucedida por ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em conformidade com a legislação, além da licença ambiental de agricultura familiar.
O sonho do agricultor é dividido com a ex-companheira e, hoje grande amiga, a agricultora e ex-seringueira Olivelda Queiroz, de 61 anos, que também vive em Rio Preto da Eva, comunidade Santo Antônio. É com ela que ele divide a lida de plantar, colher e conservar a vegetação nativa. Juntos, criaram seis filhos e hoje dividem o trabalho e os ganhos da produção, que foi impulsionada pelos recursos do Floresta+ Amazônia.
![](https://www.florestamaisamazonia.org.br/wp-content/uploads/2025/01/COMPA5-1024x890.jpeg)
A área rural de seu Manoel é de pouco mais de 22 hectares. Desse total, 19,15 são de floresta em pé, sendo 17,9 hectares de reserva legal. A outra parte da propriedade é para produção da agricultura familiar. Juntos, ele e dona Olivelda, produzem hortaliças, abóbora, pupunha, tucumã, manga, abacaxi, café, banana, mamão, coco, mandioca e açaí, além de ervas medicinais e criação de galinhas, tudo produzido de forma orgânica e associada com a conservação da vegetação nativa. “De tudo a gente planta um pouco. O pouco pra muitos é muito pra gente”.
Agricultores como seu Manoel podem continuar se inscrevendo no edital do PSA Agricultura Familiar, que recebe adesões até junho de 2025 e realiza os pagamentos à medida que o beneficiário adere e tem a documentação aprovada. Para saber como participar, acesse aqui.
O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa é do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF).
O post Do sonho em ter a floresta em pé a guardião da Amazônia: conheça a história de Manoel Ferreira, agricultor e beneficiário do Projeto Floresta+ Amazônia apareceu primeiro em Projeto Floresta+ Amazônia.