O Projeto Floresta+ Amazônia realiza o lançamento do edital do Programa de Originação nesta quarta-feira (18/12), no âmbito da Modalidade Inovação, por meio da Secretaria Nacional de Bioeconomia. O evento será on-line pelo canal do Youtube do Floresta+ Amazônia a partir das 19h. A iniciativa busca identificar e apoiar soluções inovadoras, com foco em bioeconomia em estágio inicial.
Durante a live, serão apresentados, além das iniciativas do projeto, os critérios de seleção para o Programa de Originação, cronograma, metodologia e a equipe responsável pela execução.
O edital, que ficará aberto até 30 de janeiro de 2025, é uma oportunidade para pessoas físicas e empreendimentos comunitários apresentarem soluções que contribuam para o fortalecimento de um mercado de serviços ambientais na região. A chamada tem como foco iniciativas do território do Xingu, no Pará.
O Programa é uma importante estratégia na promoção de práticas sustentáveis no território do Xingu, que abrange os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Como participar:
Os interessados podem se inscrever pelo site do Floresta+ – Originação – Projeto Floresta Mais Amazônia. As propostas devem atender a critérios específicos, como:
- Residir ou estar sediado em um dos municípios do território do Xingu;
- Apresentar soluções inovadoras alinhadas aos objetivos do edital;
- Demonstrar compromisso com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental.
Além disso, o edital oferece suporte técnico aos proponentes, com oficinas online e presenciais conduzidas pela Neo Ventures, aceleradora responsável pela execução técnica do programa.
Benefícios para os selecionados
As iniciativas escolhidas receberão:
- Mentoria técnica e estratégica especializada;
- Conexões com investidores e parceiros do setor ambiental;
- Participação em um ecossistema de inovação voltado à sustentabilidade.
Sobre o Projeto Floresta+ Amazônia
O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional do Governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF). Saiba mais: www.florestamaisamazonia.org.br
O post Floresta+ abre inscrições para impulsionar iniciativas em bioeconomia no território do Xingu, no Pará apareceu primeiro em Projeto Floresta+ Amazônia.